Antirretroviral na mesma hora todos os dias?

Horário remédio

Uma das maiores preocupações dos soropositivos no início do tratamento antiretroviral, que passou a ser recomendado para todos os soropositivos no Brasil desde 2013, é com relação à hora de tomar a medicação. Atrasam suas doses em 15 minutos ou 1-2 horas e já ficam loucos atrás de informações na internet para certificar-se de que não fizeram a maior burrada de suas vidas e que não se meteram em uma grande fria.

Tópicos

  1. O que a bula diz

  2. O que médicos dizem

  3. O que o estudo FOTO diz

  4. Redução da dose de EFV

  5. Referências

 

Muitas vezes o medo de que o medicamento “falhe” ou de que haja o surgimento de resistências é o maior impulsionador destes atos de desespero. E, de fato, devemos ter cuidados quando o assunto é a tomada dos antirretrovirais.

Porém, querido soropositivo, os tempos mudaram para melhor nesta questão. Estamos tomando medicamentos mais potentes, menos tóxicos e com posologia muito mais tranquila.

O medicamento mais comumente prescrito no Brasil para o tratamento do HIV é o “3 em 1”, ou conhecido no exterior como Atripla, apesar de não ser exatamente igual é um equivalente perfeito.
Neste “coquetel” que é apenas um comprimido, encontramos três moléculas da vida, nosso elixir:

A meia-vida dos três componentes é de bem mais de 24h em meio intracelular, portanto permite dosagem 1 vez ao dia.
Lembre-se: dosagem 1 vez ao dia, o que não significa que é de 24 em 24 horas.

Algo que indica a verdade destas afirmações é que as drogas contidas nesta pílula demoram dias, até semanas no caso do Efavirenz para atingirem níveis estáveis e contínuos. Sendo assim, algumas horas para mais ou para menos não têm impacto.

O que a bula diz

Bula
É muito óbvio que todos queiram “tirar o seu da reta” e nunca se responsabilizar por nada. Afinal, o peixe morre pela boca, não é mesmo?!

Até a bula que acompanha o medicamento distribuído no Brasil fala em “dosagem na hora de dormir” para evitar efeitos colaterais enquanto você está acordado. Mas em nenhum momento regula a hora na qual você deve ir dormir.

BULA do 3 em 1 aqui.

O que médicos dizem

Aqui trago a vocês perguntas de pessoas que também já estiveram preocupadas com a hora de tomar o medicamento e foram desesperadas fazer perguntas em fóruns da internet.

TheBody.comThe Body
De Matthew Rodriguez

 

O tempo pode ser uma invenção humana, mas pode ser uma muito importante quando o assunto é tomar medicações. Entretanto, o stress criado pelo pensamento de ter que tomar a medicação todos os dias no mesmo horário deveria atrapalhar a nossa saúde em geral? Existem respostas exatas em se tratando de horários e adesão à medicação? Em seu Tumblr pessoal “Ask Dr. Joel”, Joel Gallant, M.D., M.P.H, e médico infectologista em um Centro de cuidados em Santa Fé, no Novo México, responde perguntas, muitas vezes de maneira seca ou sarcástica, sobre uma variedade de problemas relacionados prevenção e tratamento do HIV. E recentemente abriu espaço para perguntas que têm a ver com o horário de dosagem.

>>> Página onde falo sobre adesão.

Anônimo:

Caro, Dr. Joel, sou soropositivo há mais de 10 anos, e venho tomando Atripla (similar ao 3 em 1) por cinco anos. Nunca deixei de tomar uma dose sequer, mas em algumas ocasiões, como tomo tarde da noite, atrasei a dosagem em 3 ou 4 horas por ter dormido. Isso vai afetar meus resultados? E também, sei que é melhor tomar Atripla de estômago vazio, mas se tomar depois de comer, isso afeta a eficácia do medicamento, ou só aumenta os efeitos colaterais?

Joel Gallant responde:

Alguém falou para você tomar Atripla na mesma hora todos os dias? Não é necessário. Os medicamentos contidos no Atripla permanecem no sangue por dias ou semanas, então não faz absolutamente diferença nenhuma o horário que você toma. Você poderia até tomar ao meio dia hoje, e à meia noite amanhã. É geralmente tomado à noite para que você esteja dormindo enquanto a maior parte dos efeitos colaterais acontecem, mas nem todo mundo acha isso necessário também.

Quanto a comida, só pedimos para as pessoas tomarem com estômago vazio para reduzir os efeitos colaterais, já que gordura aumenta a absorção do componente Efavirenz (Sustiva). Mas se não lhe incomoda tomar com comida, você pode sim.


Anônimo pergunta:

Minha carga viral ficou indetectável há bastante tempo, desde que Sustiva (efavirenz) chegou ao mercado. Muito tempo, né? Tomo meu medicamento às 7h da manhã. Não trabalho por alguns dias e hoje não tomei uma dose. É meia-noite agora e acabei de tomar, 17 horas de atraso. É meu fim? Não vou morrer por isso, eu sei, mas ferrei com minha combinação?
Agora estou tomando Prezista(darunavir)/ Intelence (etravirina)/ Norvir (ritonavir).

Gallant responde:
Não se preocupe. Com os medicamentos que usamos hoje em dia, a hora não importa mais. Você pode tomar a sua medicação quando quiser, desde que tome todos os dias. E no caso da sua combinação em particular, tomar com comida é mais importante do que tomar na hora certa.


Estudo FOTO

FOTO = Five On Two Off
Um pequeno estudo acompanhou um grupo de pessoas que tomava a combinação Atripla, esta que é quase idêntica ao 3 em 1, por 48 semanas.

Uma parte das pessoas foi indicada a tomar o medicamento todos os dias, 7 dias por semana.

Outra parte precisava tomar 5 dias por semana e “folgar” dois. Ou seja, só tomar o comprimido em cinco noites seguidas e dormir duas noites sem ter tomado a medicação.

Depois de 1 ano, nenhuma das pessoas em nenhum dos braços da pesquisa tinha desenvolvido falha virológica ou resistência aos medicamentos.

Acesse o estudo aqui.

Moral da história: É comprovada a meia-vida longa dos medicamentos no 3 em 1. O Efavirenz então muito mais do que os outros.
Não fique pirado com o horário de tomar a medicação.

Cuidado: Não faça isso “em casa”. Você não está sendo monitorado de perto por vários médicos, não está tendo exames de carga viral toda semana. Além do mais, você ganha os medicamentos do governo então não há economia plausível. Também há indícios de que as pessoas sentem mais efeitos colaterais quando param e recomeçam.

Vida real: Você está em um avião, indo para a Austrália. Você lembra que colocou a medicação na bagagem que foi despachada.
Por favor, não pare o avião! Tome sua medicação na noite seguinte sem falta, ou assim que pegar a mala, se estiver desesperado e não confiar em estudos científicos.

Seria perfeito se nossas vidas fossem perfeitas e a adesão à medicação também pudesse ser perfeita. Mas quando isso começa a atrapalhar a sua parte psicológica você corre mais riscos do que se atrasar a medicação em algumas horas e ficar tranquilo.

Dose de Efavirenz reduzida

Efavirenz 400mg

Em 1998, quando o Efavirenz foi lançado, não foram publicadas as pesquisas com as dosagens de 200mg e 400mg. Esta atitude da fabricante Merck em escolher a dose mais alta de 600mg continua cercada por um certo mistério, mas como naquela época ninguém gostaria de lançar “merda no ventilador” e atrasar o lançamento de uma droga que salvaria e ainda salva milhões de vidas, tudo foi aceito pacificamente.

E até agora, 18 anos depois do seu lançamento, tomamos a dosagem de 600mg. Mas isto está prestes a mudar, muito em breve.

Os ensaios clínicos já aconteceram e a dosagem de 400mg realmente se mostrou não-inferior à dosagem de 600mg.
Pode não parecer muito, mas este 1/3 da droga no início do tratamento com certeza faz os efeitos colaterais serem muito mais impactantes.

Este estudo e o lançamento desta dosagem para nós brasileiros é assunto para outro post. O que vale aqui é notar que nem sempre as dosagem escolhida é a mais eficaz ou a melhor para nós, e que nem sempre ela é necessária para a manutenção do nosso suado status INDETECTÁVEL.

Apesar da esterilização de equipamentos, a indústria farmacêutica está cheia de sujeira.

Referências:

  1. http://www.mylan.in/-/media/mylanin/documents/english/75055080%20%20lit%20telura%20tab%20300300600mg%20mylind%20v3cm1.pdf
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17434845
  3. http://www.thebody.com/content/74982/do-i-have-to-take-my-hiv-meds-at-the-same-time-eve.html
  4. http://www.natap.org/2008/InterHIV/InterHIV_23.htm
  5. http://www.treatmentactiongroup.org/tagline/2014/spring/better-late-never-efavirenz-dose-optimization
  6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24522178
  • Emilio Aniceto Matavele

    boa tarde
    quero mudar o meu horario da tomade de medicamentos das 8horas da noite pra 8 da manha. gostava de sabaer se existe algum impacto negativo nessa mudança

    • derek

      Boa tarde, Emilio!

      Saudações para Moçambique!

      É sempre válido você dizer quais os medicamentos que você toma.

      Mas hoje em dia isto não é mais um grande problema, com a maioria dos medicamentos podendo ter uma flutuação segura de horário sem colocar em risco o tratamento.

      Se a sua combinação contém Efavirenz eu aconselho não tomar a dose da noite e simplesmente começar de manhã no outro dia, para não ter maiores efeitos colaterais.

      Se a sua combinação não contém Efavirenz, também é razoável tomar à noite e tomar de novo na manhã seguinte.

      Att.
      Derek

  • Ramon

    Olá meu nome é Ramon ,não consegui pegar meu remédio no hospital ,pois,quando cheguei no hospital falaram que estava fechado ,pois ficou aberto até o 12:00 e isso aconteceu hj sexta feira ,e agr vou ter que ficar o final de semana sem tomar oque faço ???

    • Derek

      Olá, Ramon. Espero que tenha dado tudo certo e que você já tenha pegado sua medicação.
      Nestes casos há duas opções ao meu ver:
      1) Pedir para algum amigo que tome os mesmos medicamentos alguns comprimidos emprestados e depois devolver.
      2) Ficar tranquilo sabendo que apenas dois dias sem medicamento dificilmente trariam algum problema de resistência ou falha virológica. Só não deve-se ver a perda de doses como um hábito.

      Espero ter ajudado, mesmo que atrasado

      • Ramon

        Obg ,já consegui pegar meu remédio é minha médica falou que não tem problema eu ter esquecido ,só não posso fazer isto mais

        • Derek

          Exatamente! E que bom que já conseguiu os medicamentos. Até mais, Ramon

  • Sete

    Olá, tomo o medicamento 3 em 1 a um ano e estou indetectável desdo terceiro mês, porém ainda sofro muito com os efeitos colaterais, principalmente diareia e dificuldade em ganhar peso, queria saber se tem alguma coisa que eu possa fazer sem comprometer meu tratamento, já pensei em tomar somente metade do comprimido (já que é tão grande e forte) pra ver se melhora a situação que sitei acima, porém tenho medo de ‘estragar’ meu tratamento e também tenho medo de sugerir algo assim pro meu médico, pois o vejo muito pouco. Alguém pode me ajudar?

    • Derek

      Olá, Sete.
      Sinto muito por voc6e estar sentindo efeitos colaterais em decorrência do 3×1.

      • Sete

        Muitíssimo obrigado! Vou marcar com meu médico e conversar com ele pra tentar resolver o problema com as sugestões que vc me deu : )

        • Derek

          Que bom! Faça isso sim. 😀
          Viva a qualidade de vida!

  • Maryrubino Rubino

    Olá, eu tomo o coquetel, sem ser o 3 em 1.
    Ainda estou em choque devido ao diagnóstico e agora estou muito deprimida e não tomo há 2 dias. Tem algum problema?

    • Derek

      Oi, Maryrubino.
      O diagnóstico é sempre um impacto, pra todos nós. Sinto muito por ter dado positivo.
      Só alguns lembretes: Depois de ficar indetectável sua expectativa de vida é normal, você pode ter filhos soronegativos facilmente, e você não transmite mais HIV.

      Mas estes benefícios todos só acontecem se você tomar sua medicação de maneira consistente. Pelo menos 90% das doses, ou seja, você ainda pode falhar 3x por m6es e ainda ficar segura, principalmente depois de ficar indetectável.

      Mas respondendo à sua pergunta: É muito provável que duas doses perdidas não façam nenhum mal.

      O que mais me preocupa é o porquê disto.

      Você não tomou porque quando não toma os remédios se sente mais “normal” ou HIV-neg.?
      Saiba que este comportamento é muito comum. Uma dica é colocar seus medicamentos em potinhos de vitamina. MILHÕES de pessoas tomam vitaminas todo santo dia. Imagina que você está só tomando vitaminas. 🙂

      Você está sentindo efeitos colaterais?
      Você não me disse qual medicamento está tomando. Mas hoje em dia, a maior parte é muito bem tolerada. Que bom que não toma o 3em1, assim podemos descartar depressão decorrente ou aumentada por ele.
      Se estiver sentindo efeitos colaterais e é por isso que não tomou os medicamentos FALE COM SEU MÉDICO. Ele tem acesso a dezenas de opções. E com certeza absoluta tem alguma sem efeitos colaterais pra você.

      Tome seus medicamentos até encontrar uma solução, Mary. É importante. 😀

      • Maryrubino Rubino

        Muito,muito obrigada pelos esclarecimentos. Entrei em choque e não consigo encarar de uma forma normal. Sempre que lembro do diagnóstico, sabe a imagem que me vem à cabeça? O Cazuza,sabe????
        Eu sei que hoje é diferente, mas realmente acertou com a troca do medicamento, pois o médico sugerio que trocasse a medicação, devido ao efavirens, pois tentei suicidio!
        Agradeço muito, mas só peço que me ajudem, diariamente .
        Muito obrigada

        • Derek

          De nada, Mary!
          Claro, o Cazuza foi um ícone. Infelizmente padeceu antes de medicamentos como os que tomamos ficassem disponíveis.

          Hoje não é diferente, Mary… é da água pro vinho, outro mundo.
          Só a parte psicológica que continua praticamente a mesma.

          Com certeza vais ter todo o suporte possível nesse processo. Instale o aplicativo Kik, faça uma conta (pode ser com e-mail e nome fake), e venha conversar comigo e com outros soropositivos.
          Tem um post sobre o nosso grupinho: http://vhivo.com/2017/01/20/chat-vhivo-no-kik/
          Lá tem sempre algumas pessoas legais que vão falar contigo e te acalmar sobre como é viver com HIV. Alguns se tratam há tempo, alguns estão começando a terapia, outros vão começar…

          Nos dê um Oi lá 🙂

          • Maryrubino Rubino

            Muito obrigada, o que precisamos é força e de que há possibilidade de cura! Infelizmente o PRECONCEITO COM ESSE DIAGNÓSTICO é muito ruim. Preciso de ajuda, muita ajuda….
            obrigada
            Saiba, que através de uma ” simples”, conversa, desabafo, troca de informações, enfim…..
            ACREDITE SALVAM VIDAS!!!!!!

          • Derek

            A cura vai chegar um dia, sem dúvida. Mas enquanto isso temos medicamentos excelentes.

            Com o tempo vais perceber que não é um bicho de 7 cabeças. O ser humano sempre se adapta.
            Eu achei que jamais ficaria bem com meu diagnóstico… mas aqui estou, pouco mais de um ano depois, muito bem, obrigado. hehe

            E claro, acredito muito no poder da palavra e da empatia, e da necessidade de pertencer a um grupo. Isso é da nossa natureza.

          • Maryrubino Rubino

            Olá, boa noite! Estou muito ruim agora! Preciso de ajuda, acho que é pânico. Não tomo os remédios há 4 dias. 😪😪😪😪😪

          • Derek

            Olá, Mary. Você precisa de ajuda psicológica urgentemente. Ter HIV não é bom, mas não deveria ser insuportável, e não é um castigo, entende?
            É simplesmente uma condição que não vai te afetar se você tomar os medicamentos, mas você precisa tomá-los.

            Não posso sentir a sua dor por você, nem tomar decisões por você.

            Os medicamentos só te ajudam. Tente focar em ficar indetectável, quando o HIV não é mais detectado no sangue… isso geralmente leva menos de 6 meses. É um sentimento maravilhoso, quase indescritível. Você vai se sentir livre do HIV que causa danos, só precisa continuar tomando o medicamento pra ele não acordar.

            Vamos lá, Mary. Tome seus medicamentos, marque uma consulta com seu médico para avaliar essa situação, faça psicoterapia.
            Você tem HIV, e tudo bem. Sério, não tem problema nenhum. Você é um ser humano como todos. Merece viver bem.

          • Maryrubino Rubino

            Olá! Eu tomo há 2 anos e porque não está indetectavel? Vou tomar sim. O meu médico é super alto astral.
            Obrigada

          • Derek

            Ah tá, mas então você já está indetectável com certeza. É só continuar a terapia certinho. 🙂

          • Billy Joao

            Encontro-me numa situacao um pouco preocupante, esqueci o meu medicamento 3 em 1 em algures, Assim sendo nao tenho possibilidade de tomar hoje, doctor acha que isso pode me prejudicar? Peco ajuda!

  • Billy Joao

    Boa noite Doctor.

    Encontro-me numa situacao um pouco preocupante, esqueci o meu medicamento 3 em 1 em algures, Assim sendo nao tenho possibilidade de tomar hoje, doctor acha que isso pode me prejudicar? Peco ajuda!

    • Derek

      Olá, Billy. Um dia sem medicamento não vai fazer diferença no seu tratamento. Fique tranquilo! Só não faça disso um hábito, mas quando acontecer não se desespere.

  • Billy Joao

    Tenho tomado sempre as 22:00.

  • Maryrubino Rubino

    Olá, estou com o cd4 bom, acima de 400, indetectáveis. Mas….. fiquei alguns dias sem tomar devido à náuseas….
    Não entendi…..
    Já que não pode ficar 1 dia sem tomar.
    O que pode acontecer se eu ficar um tempo sem tomar?
    Obrigada
    URGENTE!

    • Derek

      Oi, Mary.
      Não é ideal não tomar o medicamento.
      Você está indetectável, e isto é ótimo. Você precisa continuar tomando o medicamento para manter o vírus indetectável, para impedir que ele se replique no seu sangue.

      Ficar só um dia sem tomar medicamento, se você sempre toma corretamente, é provável que não faça muita diferença no tratamento.

      Agora, você não pode ficar UM TEMPO sem tomar antirretrovirais. Os medicamentos são diários, pelo menos por enquanto.. no futuro eles serão semanais ou mensais.

      Com um dia sem tomar medicamento, é provável que nada aconteça.
      Mas com alguns dias sem medicamento, o vírus VOLTA. Em algumas pessoas demora 3-4 dias, na maioria demora uma semana, em algumas pessoas mais até. Mas esta questão é imprevisível por enquanto, você não deve contar com a sorte.

      Se você não tomar seus medicamentos por alguns dias, e seu vírus voltar a ficar ativo ( e ele VAI) … aí temos problemas. Se ainda tiver um pouquinho de medicamento no seu sangue, mas não suficiente para parar a replicação do vírus, o virua pode mutar, ficar resistente à medicação.

      Algumas medicações tem uma baixa barreira à resistência, o que quer dizer que basta uma ou duas mutações para que o vírus fique resistente e o medicamento não faça mais efeito.
      Outros medicamentos têm uma alta barreira à resistência, o que quer dizer que eles só ficam sem funcionar depois de várias mutações.

      E mesmo que não surja resistência ao medicamentos, sua saúde começa a deteriorar a partir do momento que o vírus volta.
      Em poucas semanas, sua carga viral vai ser a mesma ou maior do que antes do tratamento. Seu CD4 vai começar a cair de novo. Sua inflamação vai aumentar. ENfim.. não vale a pena.

      Sente efeitos colaterais como náuseas? TROQUE DE MEDICAMENTO.
      Temos várias opções, exija a troca para um medicamento que não te cause isso e tome o medicamento todos os dias.

      A verdade nua e crua é que se você ficar parando de tomar o medicamento por vários dias, ele vai ficar resistente. E Não só ao seu medicamento, pois geralmente a resistência funciona com outros medicamentos da mesma classe.
      Tipo, quem fica resistente a Efavirenz tem grandes chances de ter ficado resistente à Nevirapina também SEM NUNCA TER TOMADO NEVIRAPINA.

      É fácil nunca ter resistência… basta tomar os medicamentos todos os dias.

      • Maryrubino Rubino

        Muito obrigada pela ajuda! Estou tomando os remédios.
        Então, só para entender, conforme sobe o Cd4, pôde-ser que o médico passe o medicamento para 3 x por semana???
        Evolução 🙏🏻
        Eu gostaria de fazer outra pergunta. Eu já tinha piercing, mas coloquei outro, essa semana, estava tudo ótimo, mas hoje está super inchado e doendo muito. Já tomei anti inflamatórios, fiz compressa, mas não melhorou! O que devo fazer???? É o caso de procurar o PS?????
        URGENTE
        🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
        Estou desesperada
        Obrigada
        Boa noite

        • Derek

          Não, não é assim. O que eu quero dizer é que UM DIA medicamentos novos poderão ser tomados com menor frequência. Mas este que você está tomando vai ter que ser tomado diariamente.

          Provavelmente esta questão do piercing não tem absolutamente nada a ver com HIV. Procure um médico como qualquer outra pessoa procuraria.

          Att.

  • fabio araujo pereira

    DOUTOR EU ATRASEI EM TOMAR 3 HORAS NO MÊS DE DEZEMBRO PORQUE VIAJEI EM JANEIRO 1 DIA TAMBÉM E ONTEM DIA 26 ESQUECÍ DE TOMAR 4 HORAS PORQUE DORMIR TEM ALGUM PROBLEMA VAI SOFRER MUTAÇÃO,ME AJUDEMMM POR FAVOR ESTOU PREOCUPADO FAZ 1 ANO E 3 MESES QUE TOMO A MEDICAÇÃO 3X1

    • Derek

      Não sou médico!!!! :O

      Não tem problema nenhum em atrasar seu medicamento em algumas horas. Só não esqueça de tomar todos os dias.
      Não vai ter resistência, nem falha virológica com alguns atrasos de 3h-4h.

  • Ton

    Doutor,
    Viajo por demais a trabalho e estou tendo sérios problemas com as datas de entrega do medicamento. Assim, tenho optado em comprometer minha agenda de trabalho e por isso sofrido prejuízos profissionais e financeiros. Tenho recebido, portanto, a medicação 3 em 1 na data aprazada e, por conseguinte, tenho tomado corretamente a medicação. Estou desde o início do tratamento há nove meses indetectável e com um CD4 acima de 1.300. Contudo, preciso de um vidro de 3 em 1 sobressalente para não continuar me prejudicando tanto na questão profissional. Já tentei contato com laboratórios mas não sei como adquirir no varejo esse vidro extra que me daria a condição de manter minha agenda. Agradeço muitíssimo a orientação pretendida.

    • Derek

      Ton, não sou médico! Portanto, sem Doutor! kk

      Enfim…
      Ton, tente explicar a sua situação para diferentes CTAs em lugares próximos. Talvez eles permitam que você pegue 2 ou 3 meses de medicação por vez.
      Isto não é tão incomum. 2 meses é bem comum, inclusive.

      Se você viaja para fora do Brasil, poderia comprar alguns frascos de alguma empresa indiana como Mylan ou Hetero Labs.
      Que são as fornecedoras para o Brasil.
      Confesso que não sei como seria o procedimento, mas não custa tentar.

      Att.
      Derek, o NÃO-médico.

  • Alvaro Brito

    Se a pessoa em tratamento tomando os 3 comprimidos do tratamento tiver que ficar 4 meses em outro estado ,como faz para adquirir os remédios vê se tiver que mudar de vez de um estado tipo Rio para o Paraná ,como será o processo de continuação do tratamento?

    • Derek

      Olá, Álvaro.
      Para ficar quatro meses em outro estado você pode pedir para seu CTA atual te liberar estes 4-5 meses, comprovando que realmente vai viajar, etc.
      Tem também a possibilidade de pedir para pegar o medicamento neste outro estado durante o tempo que você for passar lá. Ambas são possíveis e é só conversar com o pessoal no seu CTA. Não te deixarão sem medicamentos.

  • Igor Pereira

    Boa noite Dr.
    Tive que ficar 3 semanas e meia sem medicação porque fiquei em Coma.
    Será que os vírus ganharam resistência.

    • Derek

      Olá, Igor.

      Que tenso isso!
      Espero que você esteja bem.

      É difícil que você tenha criado resistência com uma parada abrupta. Geralmente ocorre quando as pessoas tomam o medicamento de forma irregular e intermitente.

      Sempre há chance de resistência, mas seu médico vai monitorar. Se houver resistência vai trocar de medicamento e fim de história.

      Passe bem!

  • TV MUMU MUH

    Quantos tempo hiv vive sem remédios?

    • Derek

      HIV solto dentro do seu corpo sem remédios não só vive bastante como se reproduz muito. Fica “vivo” e se reproduzindo até destruir a célula onde está hospedado.

  • Andre Felippe

    Boa tarde Doutor.
    Comecei a tomar uma nova versão do 3/1. Nova farmácia: macleods também na Índia. No entanto, o efeito que antes era somente à noite, estou sentindo eles durante todo o dia. O que deve fazer? Os efeitos vão passar? Devo esperar passar a fase de santuário?

    • Derek

      Não sou médico. Somente um soro positivo curioso e ativista.

      Vice não deveria estar sentindo efeitos diferentes porque o comprimido é de outro laboratório. Mas pode acontecer.

      Certifique-se de estar tomando o remédio somente duas horas depois da sua última refeição para diminuir efeitos colaterais.

      Fale com seu médico caso persista.
      Abraço

  • Carlos Alberto

    A versão do remédio para HIV 3em1 pode tomar junto com antidepressivo Fluoxetina

  • Lucca De Carlo

    Boa noite, estou com um puta problema, estou indo para Goiânia e só estou com um medicamento da minha tripla, faltando apenas o dolutegravir. Queria saber se tem problema eu tomar só a dose de tenofovir+lamivudina até voltar de viagem. Iram ser 5 dias tomando só essa dose.