Efavirenz

Fármaco

Efavirenz
Molécula de Efavirenz

Classe

O Efavirenz pertence à classe dos inibidores da transcriptase reversa não-análogo dos nucleósidos (NNTRI), da qual também fazem parte a Nevirapina, Etravirina e Rilpivirina.

Foi um marco no tratamento do HIV/AIDS com sua aprovação pela FDA em 1998por sua alta eficácia e posologia confortável, sendo utilizado 1x ao dia.
Vale lembrar que nunca utiliza-se um só medicamento sozinho para combater o HIV, então o Efavirenz geralmente é combinado com Tenofovir e Lamivudina, hoje em dia todos em um só comprimido chamado de 3 em 1 no Brasil e Atripla nos EUA.

Eficácia

Efavirenz é um antiviral extremamente potente quando tomado com outros medicamentos de pelo menos uma classe diferente. Provou que é capaz de diminuir a carga viral para menos de 400 cópias por mm3 de sangue.
Mesmo quando a carga viral inicial é alta, passando de 100 mil cópias.

A eficácia do Efavirenz quando comparado a Nevirapina é controverso, tendo estudos que igualam ambos em termos de eficácia.
Alguns estudos mostram que pessoas que tomam Efavirenz mantém carga viral indetectável por mais tempo. Talvez por conta de este componente ser colocado no mesmo comprimido que os demais componentes, ou até pelo perfil de toxicidade e meia vida do medicamento em caso de não-tomadas.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Efavirenz que um dos componentes do 3 em 1 ocorrem no cérebro. Estudos clínicos mostram que 14 a 50% das pessoas que tomam Efavirenz desenvolvem efeitos colaterais nos primeiros meses de tratamento, incluindo tonturas, insônia, sonhos vívidos, pesadelos, confusão, pensamento anormal, concentração prejudicada, perda de memória, sentimento de “chapado” ou “bêbado”

A maior parte destes efeitos acontece nas duas primeiras semanas de tratamento e depois diminui consideravelmente, se não por completo.
Mas alguns efeitos como ansiedade moderada e sonhos estranhos podem persistir por até 6 meses ou mais.

Os efeitos mais fortes são os que ocorrem logo depois de tomar o medicamento, em torno de 2h após a ingestão. Por tal motivo muitas pessoas preferem tomar a medicação na hora de dormir, assim os efeitos acontecem enquanto você está em sono profundo.

Por este mesmo motivo, muitas outras pessoas preferem tomar a medicação na parte da manhã. Pelo menos as que não se incomodam com a eventual tontura, tudo para que tenham noites de sono mais tranquilas.

Rash também é um efeito colateral comum desta medicação, e se caracteriza por manchas avermelhadas no corpo. Geralmente de incidência leve a moderada, e desaparece após alguns dias ou semanas sem tratamento específico ou parada do Efavirenz.
Nunca pare de tomar seu medicamento sem antes conversar sobre os efeitos e a intensidade dos mesmos com seu médico, ou o médico mais acessível.

Esta medicação não é conhecida por causar a temida lipodistrofia, a não ser quando está ligada a medicamentos como AZT (presente no Biovir), DDL, D4T, etc.