UnitAIDS e CHAI para melhores tratamentos para o HIV

Este texto fala principalmente de medidas que a UNITAIDS e CHAI estão promovendo para apressar a liberação e barateamento de medicamentos mais potentes e com menos efeitos colaterais para áreas do mundo menos beneficiadas pelos avanços da medicina.

Não menciona o Brasil, mas aqui teremos Dolutegravir em primeira linha e Atazanavir em segunda linha, e Darunavir como alternativo da segunda linha em 2017. Então acredito que estejamos no caminho certo.

Só faltam duas coisas mais urgentes: 

3em1 com uma dose reduzida de efavirenz (400mg) que já foi aprovada pela Organização Mundial de Saúde como sendo tão eficaz (ou mais) do que a dose de 600mg. Com menor incidência de efeitos colaterais e menor custo.

PrEP: o medicamento para prevenir a infecção pelo HIV em soronegativos. Seria um grande passo na diminuição do estigma e medo, principalmente nos casais sorodiscordantes ou em grupos com alta prevalência de infecção pelo HIV.

Att.
Derek

http://unitaid.org/en/press-releases/1619-new-unitaid-and-chai-initiative-to-speed-introduction-and-access-to-critical-hiv-drugs