Trocar de Nevirapina para Efavirenz? [Joel Gallant]

FórumCategoria: Falha virológica e resistênciaTrocar de Nevirapina para Efavirenz? [Joel Gallant]
derek Staff perguntado 2 anos

Pergunta:

Meu tratamento com Nevirapina tem dado certo nos últimos 3 anos que uso esta medicação. Agora meu médico quer trocar para Efavirenz. Perguntei a ela o porquê disto e ela disse que com o passar do tempo, Nevirapina seria tóxica para o fígado e que seria mais provável ocorrer resistência. Isto está correto?

Resposta do Dr. Joel:

Não, não exatamente. Enquanto é sim verdade que a Nevirapina tem mais toxicidade para os fígados quando comparada ao Efavirenz, esta toxicidade ocorre nos primeiros meses da terapia. Se você está nesta medicação há mais de três anos, está fora de perigo.

Quanto a resistência, também é verdade que falhar o tratamento com Nevirapina leva a uma maior resistência cruzada do que o Efavirenz dentro da classe dos ITRNN, mas qualquer resistência só acontece se você falhar seu tratamento. Você está tomando esta medicação há 3 anos sem falhas, então resistência não parece ser um problema.

Não estou dizendo para você não trocar. o Efavirenz é um medicamento melhor para iniciar a terapia, mas você não está iniciando. Provavelmente você também vai ter que lidar com alguns efeitos colaterais do Efavirenz, pelo menos no começo.

Share this:

Copy and paste this code into your website.

1 respostas
derek Staff respondido 2 anos

Respondida pelo Dr. Joel Gallant, um respeitado médico infectologista americano em seu blog http://hivforum.tumblr.com.